Províncias

Crescimento do Evale melhora nível de vida

Elautério Sipuleni| Evale

O nível de vida da população da comuna do Evale, município do Cuanhama, está a conhecer transformações positivas, graças aos investimentos sociais em curso, traduzidos na construção de infra-estruturas nas áreas da Saúde, Educação, Energia e Águas.

Entre as obras em curso destaque para as vias de acesso que facilitam as trocas comercias e o escoamento de produtos do campo
Fotografia: Dombele Bernardo

Claudete Vitória, 57 anos, disse que o Governo está a trabalhar na execução de acções de impacto social, o que tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida das populações.
“À semelhança de outras comunas, os problemas sociais do Evale também são resultado do longo período de guerra”, disse Claudete Vitória, sublinhando a participação da comunidade nas acções em curso na comuna. Lembrou que desde a implantação do ensino médio, os jovens que concluíram a formação conseguiram o primeiro emprego.
Natangwe Paulino, estudante da nona classe, de 19 anos, aponta as oportunidades de formação académica e de emprego, através dos concursos públicos nos sectores da Educação e Saúde, como sinais de eficácia das políticas sociais.
O jovem considerou excelentes os investimentos que estão a ser feitos, sobretudo na recuperação das vias de acesso a diversas localidades e aldeias da comuna, além dos programas de fomento habitacional e os trabalhos de abertura de furos de água potável no Evale. O estudante defende mais dinamismo nas acções em curso e o reforço contínuo dos sistemas de saneamento básico e abastecimento de água potável, principalmente no período de seca. A abertura de furos de água e pontos de abastecimento está a ser igualmente aplaudida pelos habitantes da comuna do Evale, que defendem ainda que mais acções devem ser realizadas.Outros projectos que surgem na comuna são a construção escolas, postos de saúde e construção de habitações. Os munícipes residentes no Evale consideram fundamental dar primazia à reabilitação da estrada que liga a comuna a Ondjiva, para dar solução aos problemas de circulação de pessoas e bens e a dinamização do sector económico e produtivo.

Reabilitação de estradas

As obras de reabilitação da estrada que liga Evale a Ondjiva recomeçam na próxima semana, depois de em 2007 terem sido adjudicadas a uma empresa que não conseguiu efectuar os trabalhos de recuperação, com base nos acordos rubricados.
As obras na via estão praticamente concluídas, o que representa uma satisfação enorme para as comunidades  e os comerciantes, que esperam, há décadas, pela reabilitação da via.
A comuna do Evale é uma das cinco do município do Cuanhama e dista 66 quilómetros da cidade de Ondjiva.
Actualmente para se chegar à comuna os automobilistas enfrentam grandes dificuldades, porque a via, nesta época da chuva, apresenta buracos, águas paradas e lama, fazendo com que só carros todo-o-terreno consigam circular, mas também com enorme sacrifício.

Tempo

Multimédia