Províncias

Cunene regista baixa de casos

Domingos Calucipa | Ondjiva

O índice de infecção por VIH-Sida, na província do Cunene, reduziu nos últimos meses, ao registar 1.387 casos positivos de Janeiro a Outubro deste ano, contra os 2.344 de igual período de 2015, revelou ontem a supervisora provincial do Instituto de Luta Contra a doença.

Adelina Popyeinawa, ao falar no quadro das comemorações do Dia Internacional de Combate à Sida, assinalado na quinta-feira, informou que durante o período em análise a província realizou 32.670 testes em diferentes unidades sanitárias, enquanto, em 2015, testou um total 58.332 cidadãos.
A responsável da direcção provincial da Saúde apontou que os indicadores são o reflexo do trabalho massivo de sensibilização da população, principalmente nas comunidades rurais, sobre os métodos de prevenção levados a cabo pelo sector. “Nesta altura, a província está a fazer o acompanhamento de 1.414 doentes, dos quais 1.038 se encontram em tratamento”. No que toca a mulheres grávidas, Adelina Popyeinawa avançou que a província do Cunene notificou 542 casos positivos em pacientes que se encontram em acompanhamento.

Tempo

Multimédia