Províncias

Curso de estatística junta enfermeiros

Adelaide Mualimusi

Profissionais do Hospital Geral de Ondjiva, supervisores dos  programas de vigilância epidemiológica, malária, tuberculose e VIH/sida, bem como técnicos de áreas de estatísticas dos centros maternos infantis dos seis municípios da província do Cunene participam, em Ondjiva, num curso de formação técnica sobre sistemas de informação sanitária.

Fotografia: DR

Promovido pela Direcção Nacional de Estatística de Saúde, o curso tem como objectivo reforçar os conhecimentos dos profissionais da saúde nas províncias, em matérias ligadas ao sistema de informação sanitária.
Durante nove dias, os participantes vão receber conhecimentos sobre noções básicas do sistema de informação sanitária, resumo  diário do movimento de sala, movimento mensal hospitalar, fluxograma de envio de informação e ferramenta do sistema de informação sanitária do hospital.
Belarmino João, da Direcção Nacional de Estatística, disse que o seminário tem por objectivo munir os enfermeiros de ferramentas necessárias, em matérias sobre o sistema de informação sanitária, para o êxito das suas actividades em benefício da população.
Segundo o formador, a estatística constitui um factor determinante para o progresso das unidades sanitárias. Para Belarmino João, o curso de informação estatística  reveste-se de capital importância, porque vai facilitar a uniformização de dados no sector da saúde.

Tempo

Multimédia