Províncias

Defendida importância do hipoclorito

A supervisora provincial da Promoção de Saúde no Cunene disse à Angop ser importante o uso correcto o hipoclorito no tratamento de água para evitar intoxicações.

Eugénia Hifikepunye afirmou que é distribuído o hipoclorito aos habitantes das zonas rurais para tratarem a água para consumo, a quem é explicada a forma de o dissolver, mas pessoas ignoram as informações.
“O hipoclorito é usado para a purificação da água e reduz a contaminação por vírus, bactérias e parasitas causadores de diarreia, cólera, lombrigas e mesmo infecções na pele, daí a importância de se respeitarem as orientações dada pelo técnico de saúde”, referiu.
Os produtos para o tratamento da água variam consoantes são cinco, dez, 20 e 50 litros, mas alguns indivíduos, lamentou, ultrapassam as doses indicadas, o que pode causar outros riscos de saúde.
Eugénia Hifikepunye sublinhou também a importância de consumir água tratada com lixívia ou fervida e dos recipientes estarem bem tapados para o líquido esteja não ficar acessível a insectos e crianças.O Dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de Março, instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unida, destina-se à discussão de temas relacionados com este importante bem natural. O objectivo é de chamar à atenção para a escassez da água.

Tempo

Multimédia