Províncias

Direcção da Saúde promove palestra

Dionísio David | Ondjiva

A Direcção Provincial da Saúde no Cunene promove um ciclo de palestras na cidade de Ondjiva e arredores, sobre doenças diarreicas e em especial a cólera, para transmitir à população as medidas que deve adoptar em termos de cuidados primários e saneamento do meio.

Província regista um elevado índice de cólera
Fotografia: Jornal de Angola

A chefe do centro de saúde de Onahuma, Donia Shapwanale, esclareceu que, no primeiro encontro com a comunidade, foram transmitidos aspectos relacionados com os cuidados primários de saúde e, em especial, a prevenção das doenças diarreicas agudas associadas à cólera. “As pessoas devem, antes comer, lavar as mãos e fazer o mesmo sempre que vão ao quarto de banho. Também é preciso desinfectar a água com lixívia, conforme as instruções dos técnicos de saúde”, aconselhou.
Donia Shapunale pediu às comunidades para construírem latrinas colectivas ou individuais, nos locais de maior concentração populacional, como forma de prevenir a doença. Além do plano integrado das actividades de sensibilização, a Direcção da Saúde está também a distribuir lixívia, de acordo com o número de famílias por residência, para consumirem água tratada.

Tempo

Multimédia