Províncias

Disponibilizada carruagem de apoio à excursão ao Cuito

Jesus Silva| Lobito

A direcção dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) vai disponibilizar 15 carruagens para apoiar a excursão, que se realiza nos próximos meses ao Cuito, província do Bié, para homenagear os heróis e mártires da guerra na região.

Fotografia: JAimagens

Denominada “O Comboio da Vitória”, a excursão vai partir do município do Lobito, em Benguela, para o município do Cunje, Bié, com mais de 230 pessoas, transportadas em 15 carruagens dos serviços dos CFB.
No Cunje, segundo Rufino Cambu, secretário municipal do Lobito do Movimento Nacional Espontâneo, instituição que promove a actividade, os membros da caravana vão depositar ramos de flores no Cemitério Monumento, um gesto que marca a homenagem aos heróis e mártires da guerra.
Além disso, o secretário municipal do Movimento Nacional Espontâneo disse que os excursionistas vão igualmente participar numa palestra sobre o “Desenvolvimento económico e social da província do cuito”.
Para participar da actividade, Rufino Cambu, referiu que as inscrições, abertas a todos os interessados, decorrem de 25 deste mês a 25 de Abril, garantindo que estão criadas as condições técnicas, administrativas, de asseguramento e de logística. O responsável assegurou que a caravana vai dispor de duas composições de carruagens/restaurantes, para facilitar a vida dos excursionistas ao longo do trajecto.
O administrador administrativo e financeiro dos Caminhos-de-Ferro de Benguela, Paulo Chitata, explicou que há ainda 15 composições de carruagens que possuem camarotes, água e climatização.

Excursão para todos

O administrador municipal do Lobito, Alberto Ngongo disse que para a excursão podem inscrever-se todos os cidadãos maiores de 18 anos de idade, sem ter em conta a filiação político-partidária, religiosa, raça ou tribo.
João Paulo Langa, presidente do Conselho Nacional da Juventude do Sindicato das Indústrias de Bebidas e Similares de Cabinda, que esteve presente na reunião de preparação da excursão, garantiu que os jovens da sua região também farão parte da caravana.“Mobilizámos já um grupo de 15 membros, que vão representar a província nesta homenagem aos mártires do Cuito”, garantiu o responsável.

Tempo

Multimédia