Províncias

Educação física nas escolas ganha dinâmica

Dionísio David | Ondjiva

A disciplina de Educação Física e Desportos vai ter uma nova dinâmica nas escolas do Cunene, nos próximos dias, terminado que está o primeiro curso de monitores de primeiro grau das referidas áreas, no qual participaram 22 professores.

Professores da disciplina estão melhor preparados para instruir os alunos durante o presente ano lectivo na província do Cunene
Fotografia: Domingos Cadência

Promovido pela Associação Provincial de Ginástica, em parceria com o Governo Provincial, a acção formativa, que teve a duração de três meses, em Ondjiva, contou inicialmente com a participação de 38 candidatos, mas apenas 22 chegaram ao fim do curso com resultado positivo.
Os participantes, que receberam a categoria de monitores de primeiro grau de educação física e desportos, consideraram o curso muito importante, uma vez que vai permitir que a província passe a dispor de quadros capazes de dar aulas nas várias instituições de ensino.
Em nome dos formandos, Paulo Hipulavali, professor do Instituto Médio de Administração e Gestão de Ondjiva, mostrou-se satisfeito pela realização da formação e aconselhou a expansão da iniciativa a outras partes do país.
O professor Paulo Hipulavali encorajou os candidatos que, por qualquer razão, não puderam concluir a formação, para continuarem a lutar no sentido de concretizarem o desejo de se tornarem também especialistas em educação física e desporto.
O presidente da Federação Angolana de Ginástica, Auxílio Jacob, um dos orientadores do curso, disse que a instituição que dirige pretende criar, em breve, equipas escolares de educação física, com vista à realização e participação em campeonatos inter-provinciais. Além disso, avançou que está a ser pensada a criação de uma associação de professores de Educação Física, com o objectivo de trabalharem com as instituições locais de ensino.
Para que estes programas sejam concretizados, o presidente da federação pediu a participação das autoridades governamentais provinciais e sectores afins. Auxílio Jacob disse ter ficado impressionado com a disponibilidade do Governo Provincial do Cunene para ajudar a promover a iniciativa, que acaba de contribuir para a melhoria dos conhecimentos dos professores de Educação Física e Desportos da província.
Desta forma, sublinhou a necessidade destas acções continuarem, para que os professores possam ajudar, também, a munir os jovens, adolescentes e crianças de mais qualidade de vida, através das aulas de Educação Física nas escolas.
Auxílio Jacob referiu que a Federação Angolana de Ginástica está disposta a continuar a colaborar com as autoridades locais nesta área específica e assumiu o compromisso de ajudar na formação de mais quadros.
O governador do Cunene, António Didalelwa, considerou o curso muito importante para a educação integral dos adolescentes e jovens, principalmente por ser ela a força motriz do desenvolvimento de qualquer país.
Para desempenhar convenientemente as suas tarefas A qualquer nível, os jovens devem estar dotados de condições físicas e psíquicas adequadas, acrescentou. Esse perfil, prosseguiu o governador, exige atitude comportamental adequada, para garantir o estado de equilíbrio entre as duas referidas componentes do ser humano.
O governador provincial apontou que os jovens devem ser preparados e educados, para serem saudáveis e fortes, na perspectiva de uma vida positiva.
“Os jovens devem assumir um estado de vida que não prejudique o seu desenvolvimento psíquico e físico”, salientou António Didalelwa reafirmou, ainda, a vontade e a disposição do Governo Provincial do Cunene em continuar a apoiar iniciativas positivas e viáveis, no âmbito da formação de jovens, na área desportiva.

Tempo

Multimédia