Províncias

Emitidos milhares de BI

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

O sector de Identificação Civil e Criminal da província do Cunene emitiu, de Janeiro a Abril deste ano, 4.705 bilhetes de identidade, revelou na quarta-feira o responsável da instituição, Zacarias Hossy.

Procura dos serviços está relacionada com o aumento da consciência jurídica das pessoas
Fotografia: Eduardo Pedro

O alcance deste número resulta, segundo explicou, da gratuitidade da emissão do documento, que está a ser levada a cabo para permitir que todos os cidadãos tenham acesso ao BI.
Para o alcance deste número também contribuiu a criação de alguns centros de emissão de BI móveis, através de viaturas equipadas com meios técnicos, que têm estado a circular nos municípios e localidades da província.
Durante o mesmo período foram igualmente emitidos 3.015 registos criminais, a maioria dos quais solicitados para efeitos de acesso aos concursos públicos. Além disso, que os serviços de Identificação Civil e Criminal da província arrecadaram, no período em referência, um milhão763 mil 285 kwanzas, proveniente de emolumentos.
 Zacarias Hossy realçou o facto de se constatar actualmente um aumento da consciência jurídica das pessoas em disporem do BI, sendo o principal documento de identificação de um cidadão nacional, factor que leva a instituição a atender em média cerca de 50 a 80 emissões por dia.
 “A maioria dos cidadãos que procura os nossos serviços é das zonas rurais, aqueles que não têm possibilidades financeiras, por isso estão a aproveitar a campanha gratuita”, salientou.

Tempo

Multimédia