Províncias

Escola Politécnica de Ondjiva com vagas disponíveis

Domingos Calucipa e Dionísio David | Ondjiva

A Escola Superior Politécnica de Ondjiva, na província do Cunene, tem disponíveis, para o presente ano académico, 420 vagas nos cursos de Educação, Saúde e Engenharia.

Panorâmica da Escola Superior Politécnica da cidade de Ondjiva onde estão abertas as inscrições para o ingresso de novos estudantes
Fotografia: Nicolau Vasco

As candidaturas às vagas abrem 2 a 7 de Fevereiro e 35 são reservadas para a especialidade de Biologia, o mesmo número para a Enfermagem, Análises Clínicas e Agro-pecuária.
Para as especialidades de Informática de Gestão e Engenharia Hidráulica estão disponíveis 70 vagas, para cada uma. Os restantes 140 lugares estão reservados para o curso pós-laboral, sendo 70 para a Agro-pecuária e os outros 70 para a Biologia.
As inscrições iniciadas segunda-feira vão decorrer até ao dia 24 deste mês, nas instalações da instituição. São aceites os candidatos que tenham concluído o ensino médio nas especialidades equivalentes aos cursos disponíveis.
O Jornal de Angola constatou no segundo dia das inscrições, um movimento de candidatos muito fraco. Muitos limitavam-se à consulta dos requisitos de ingresso exigidos e à anotação dos tópicos das matérias para os exames de aptidão, porque, segundo explicaram, as suas escolas ainda não disponibilizaram os certificados de habilitações. A questão dos certificados de habilitações tem sido o maior obstáculo aos alunos que terminam o ensino médio e pretendem ingressar no ensino superior nas escolas da província e de outras áreas do país.
João Cassanga, 21 anos, aluno do Instituto Médio de Administração e Gestão, disse esperar que até ao dia do fim das inscrições tenha conseguido obter o seu certificado, para tentar uma vaga na especialidade de Informática de Gestão.
De acordo com o calendário da instituição para os exames de acesso e as matrículas, de 5 a 24 de Janeiro decorrem as inscrições para os novos candidatos, de 19 a 31 as confirmações das matrículas, de 26 a 31 a publicação das listas dos candidatos, de 2 a 7 de Fevereiro os testes de admissão, de 9 a 14 a correcção dos exames de acesso e de 16 a 21 a publicação dos resultados e as matrículas dos candidatos admitidos.

Empenho do Governo enaltecido no Cunene


A população da província do Cunene enalteceu ontem, na cidade de Ondjiva, o empenho do governo local, no ano passado, na solução de vários problemas que os afecta, com realce para a construção de escolas, hospitais e reabilitação de estradas e sistemas de captação, tratamento e distribuição de água potável.
A nossa reportagem ouviu, além de populares, figuras ligadas à igrejas, autoridades tradicionais e da sociedade civil, que foram unânimes em afirmar que foi com muita satisfação que acompanharam a execução de programas e projectos de impacto social e económico, durante o ano passado.
A população reafirma a sua disponibilidade de continuar a colaborar com o governo na preservação das infra-estruturas colocada à sua disposição. Os habitantes de Ondjiva elogiam os esforços do Governo nos diferentes sectores que  promovem o desenvolvimento equilibrado e harmonioso da província. O programa do Governo do Cunene, para este ano, dá primazia aos sectores da Saúde, Educação, Construção, Justiça, Assistência Social, Agricultura, Pescas, Comércio, Cultura e Desportos.

Tempo

Multimédia