Províncias

Expansão da nova rede melhora fornecimento

Elautério Silipuleni |Xangongo

Um projecto de expansão das redes de média e de baixa tensão, com vista a melhorar o fornecimento de energia eléctrica à vila do Xangongo, no Cunene, foi apresentado no município de Ombadja, pela Subdirecção Provincial da Empresa Nacional de Electricidade (ENE).

O Governo da província do Cunene pretende, nos próximos dias, contribuir para o aumento da oferta de energia eléctrica e satisfazer as necessidades do consumo, no quadro do processo de reconstrução e desenvolvimento económico e social da localidade do Xangongo, revelou a ENE em comunicado.
O projecto consiste na reabilitação completa da central térmica de Xangongo, instalação da nova rede de baixa e média tensão, sendo oito quilómetros para média tensão e 25 quilómetros para baixa tensão.
O programa inclui a colocação de seis postos de transformação e 700 para iluminação pública nas ruas da vila. O empreiteiro do projecto, Luís Silva, disse que a rede de expansão das redes de média e de baixa tensão da vila do Xangongo vai permitir efectuar cerca de 750 ligações domiciliares.
Luís Silva disse que a obra vai ser executada num prazo de seis meses e neste momento estão preparadas todas estruturas, incluindo mão-de-obra e equipamentos especiais. Um dos representantes da Subdirecção Provincial da Empresa Nacional de Electricidade (ENE), Vidal Gomes, afirmou que com efectivação deste projecto, o município de Ombadja, em particular a vila de Xangongo, vai ter uma energia de qualidade.
O programa, referiu Vidal Gomes, é de âmbito nacional e visa expandir a rede eléctrica a todas as sedes municipais e comunais do país, no contexto do desenvolvimento económico, social e produtivo das localidades.

Tempo

Multimédia