Províncias

Falta energia eléctrica no bairro Oshomucuio

Adelaide Mualimusi

A população residente no bairro Oshomucuio, arredores da cidade de Ondjiva, na província do Cunene, pede a intervenção do Governo Provincial na instalação da rede de energia eléctrica naquela localidade, criada há mais de dez anos, pois a falta deste bem tem facilitado as acções dos delinquentes no período da noite e criado transtornos às famílias.

Fotografia: DR

Januário Ngola, proprietário de uma farmácia naquela circunscrição, disse que existe uma linha de média tensão que liga a cidade e o bairro e alimenta algumas empresas, pondo de fora as residências.
Januário Ngola acrescentou que a linha de média tensão passa no meio do bairro  Oshomucuio, mas os moradores continuam a usar velas e geradores eléctricos.
Ana Maria, moradora do mesmo bairro, afirmou que vive com seis membros, mas por falta de energia para a conservação dos alimentos todos os dias é obrigada a comprar produtos frescos.
“Nós fizemos uma contribuição para a compra de um posto de transformação no valor de seis milhões de kwanzas, só que o empresário que deveria fornecer o material não cumpriu com a sua palavra”.
O director da Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE), Hélio de Almeida, disse que os bairros da periferia sem energia eléctrica e outros com fraca qualidade estão identificados e garantiu que até final deste ano as referidas zonas serão iluminadas.
Hélio de Almeida assegurou que a ENDE vai trabalhar nos próximos quatro meses no projecto de instalação de sete postos de transformação para as localidades de Santa Clara, Namacunde e arredores da cidade de Ondjiva.

Tempo

Multimédia