Províncias

Faltam livros nas escolas primárias

Elautério Silipuleni| Ondjiva

A distribuição gratuita de manuais escolares da iniciação à sexta classe regista atrasos em muitas escolas do ensino primário da cidade de Ondjiva, devido à chegada tardia dos livros.

A nossa equipa de reportagem efectuou uma ronda nas escolas de Ondjiva e verificou que em muitos estabelecimentos de ensino primário, principalmente os situadas fora do casco urbano, os alunos e professores encontram dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, por falta de manuais.
Pais e encarregados de educação estão preocupados porque muitos professores impedem a entrada dos alunos nas salas, se não tiverem livros.
Fernando Paulo disse que no ano passado esperou, em vão, que a escola desse livros aos filhos. “Fiquei sufocado para comprar os manuais, por isso este ano não esperei, comprei os manuais antes do início das aulas, para que os meus filhos não tivesse mais problemas no processo de aprendizagem”, disse.
Muitos livros do ensino primário que deviam ser distribuídos gratuitamente foram parar aos mercados informais, onde são vendidos a preços altos.
Virgínia Celeste disse ao Jornal de Angola que prefere comprar os livros para evitar atrasos. A encarregada de educação afirmou que o ano passado, quando confirmou a matrícula da filha, foi informada que não havia necessidade de comprar livros, porque a escola se encarregava de os fornecer, mas não foi o que aconteceu, pois por falta de manuais a menina foi impedida de assistir às aulas vários dias. “A situação foi complicada, tive que pedir dinheiro a um amigo para comprar os manuais”, disse Virgínia Celeste.
Alguns professores do ensino primário confirmaram que também encontram muitas dificuldades por falta de material didáctico e são obrigados a fazer sacrifícios para garantir o ensino de qualidade.
A situação está a criar problemas aos alunos mas também aos professores e encarregados de educação, que são obrigados a recorrer aos mercados para comprar livros a preços muitos elevados.

Tempo

Multimédia