Províncias

Feira de agro-pecuária marca festas do Cunene

Elautério Silipuleni | Ondjiva

A inauguração de várias infra-estruturas sociais e a realização da feira agro-pecuária vão marcar as jornadas comemorativas do 42º aniversário do Cunene, que se assinala no próximo dia 10 de Julho.

A criação de gado é uma das principais actividades da população do Cunene
Fotografia: Jornal de Angola

A inauguração de várias infra-estruturas sociais e a realização da feira agro-pecuária vão marcar as jornadas comemorativas do 42º aniversário do Cunene, que se assinala no próximo dia 10 de Julho.
A cerimónia de abertura das festividades realizou-se ontem, em Ondjiva, dirigida pelo governador, que fez referência à necessidade de se reconhecer o dinamismo e o desenvolvimento económico e social que a província tem registado nos últimos tempos.
António Didalelwa recordou que a melhoria das condições sociais dos cidadãos é fruto do clima de paz que permitiu ao Executivo realizar vários projectos em benefício das populações.
O governador pediu aos habitantes do Cunene para participarem activamente nas festividades da província, de forma a elevar o nível de desenvolvimento da região.
Solicitou, ainda, à classe empresarial que se empenhe mais em transformar as festas numa oportunidade de negócios e ocasião de lazer, ­recreação e actividades desportivas. No âmbito da economia de mercado, disse que se pretende que as festas da província se transformem numa “janela aberta” de oportunidades de negócio e para o Cunene dar a conhecer ao país as suas potencialidades no domínio da agricultura, pecuária, indústria e cultura.
Durante as festividades, vai ser inaugurada uma escola do II ciclo do ensino secundário, no Xangongo, a Escola Técnica de Saúde, o sistema de abastecimento de água, em Ondjiva, e o centro materno-infantil.
Também se realizam actividades desportivas, palestras sobre o empreendedorismo, concursos de dança tradicional, visitas, leilão de gado, exposição sobre a província do Cunene no centro de imprensa “Aníbal de Melo” e um espectáculo em Ondjiva.
O programa reserva também a entrega de residências aos sinistrados das cheias dos últimos quatro anos, em Ondjiva.
A província comemora o seu 42º aniversario, depois de a 10 de Julho de 1970 ter sido desanexada do então distrito da Huíla.

Tempo

Multimédia