Províncias

Formados técnicos em enfermagem geral

Elautério Silipuleni | Ondjiva

A Escola de Formação de Técnicos de Saúde de Ondjiva, na província do Cunene, formou 129 técnicos do segundo curso de enfermagem geral e de análises clínicas.

Escola de formação da Sáude lançou este ano muitos quadros para o mercado de trabalho
Fotografia: Edições Novembro

Do grupo de recém-formados, que vão reforçar os serviços de saúde da província, 84  concluíram o curso de enfermagem geral e 45 de análises clínicas. Na cerimónia de entrega de diplomas, a directora da escola, Ana Dionísio, disse que os  novos formandos terminaram com êxito após quatro anos de formação.
“Estamos a apostar na formação de qualidade no sector de Saúde, dando seguimento ao  Plano Nacional de Saúde que visa potenciar o sector com técnicos capacitados nas diversas áreas. É um projecto que iniciou há três anos e se estenderá até 2025”, frisou.
Por seu lado, o governador provincial do Cunene, Kundi Paihama, que foi convidado a proceder o encerramento do acto, disse que a formação profissional no sector da saúde, “é hoje um dos factores relevantes da estratégia do Executivo angolano” com vista ao desenvolvimento do país.
“A formação de técnicos de Saúde faz parte da agenda de prioridades do Executivo, pois, pretende-se suprir a carência de quadros nas zonas recônditas, para se dar resposta aos grandes desafios do sector”, disse.

Tempo

Multimédia