Províncias

Funcionários públicos capacitados no Cunene

Dionísio David| Ondjiva

Responsáveis dos Recursos Humanos e funcionários de empresas públicas e privadas participaram sexta-feira, em Ondjiva, num seminário de capacitação, promovido pelo Governo da província do Cunene, no âmbito da implementação e dinamização das actividades previstas no programa de valorização dos serviços públicos.

Entre os temas discutidos no evento destacam-se a pauta deontológica dos serviços públicos, as regras e técnicas de atendimento na administração pública, bem como a imagem e técnicas de comunicação no sector público.
A chefe do Departamento de Recursos Humanos do Governo Provincial, Maria Salomé Taveya, ao apresentar os objectivos do seminário frisou que o programa de valorização dos serviços públicos, concebido a nível nacional, no âmbito dos objectivos no Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017, visa, no domínio da Administração Pública, melhorar a qualidade da prestação dos serviços públicos e a receptividade por parte dos seus utilizadores e beneficiários.
Destacou igualmente a necessidade de se sensibilizar e formar convenientemente os funcionários públicos, como a melhor forma de se qualificarem para o exercício da função pública, bem como introduzir nos serviços públicos a cultura que visa obter resultados e sentido de missão. Ressaltou, por outro lado, a necessidade de se exaltar o mérito e a dedicação dos funcionários públicos, atribuindo reconhecimento àqueles que obtenham resultados positivos no exercício das suas funções, por forma a transformar a avaliação do desempenho, num elemento indicador de sintonia entre o que se classificou e a percepção deste serviço, aos seus utentes e outras actividades previstas no programa.
Salomé Taveya realçou ainda que, para a dinamização deste objectivo na província do Cunene, foi criado, por despacho do Governador provincial, um grupo técnico permanente, que vai colaborar com a entidade responsável pela coordenação do programa de avaliação dos serviços públicos, no caso a Direcção Provincial da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, e a secretaria do Governo.
Referiu que o propósito é levar a cabo actividades viradas para o processo de dinamização, mormente acções de formação, seminários e outros eventos semelhantes, com vista a levar ao conhecimento dos responsáveis dos Recursos Humanos e funcionários, temas relativos ao programa, com o intuito de capacitá-los cada vez mais.

Tempo

Multimédia