Províncias

Furo de água atenua a seca

Adelaide Mualimusi| Ondjiva

Um furo de água, para aliviar os efeitos da seca que assola a região há vários meses, foi aberto na localidade de Onameva, arredores de Ondjiva, no Cunene, numa iniciativa público-privada.

Em declarações ao Jornal de Angola, o empresário Abílio Lumbamba disse que a abertura do furo, construído no âmbito do programa “Água para Todos”, vai ajudar a população de Onameva a suprir algumas dificuldades que as famílias carentes enfrentam resultantes da estiagem. “A população desta área tirava água numa represa que neste momento secou, por isso decidi abrir este furo para ajudá-la”, salientou.
O administrador do município do Kwanhama, Gonçalves Namweya, louvou a iniciativa do empresário, que vai aliviar o problema da seca e evitar que as populações percorram longas distâncias à procura de água.
Gonçalves Namweya sublinhou que o Governo Provincial está a executar o programa “Água para Todos” com a abertura de novos poços e a reabilitação de outros. A população do meio rural tem sido abastecida também através de camiões cisternas.

Tempo

Multimédia