Províncias

Governador Kundi Paihama pede empenho de docentes

Elautério Silipuleni | Ondjiva

A qualidade do ensino em qualquer sociedade depende, em grande medida, do empenho dos professores no processo educativo e da eficácia no exercício da docência, admitiu, na quarta-feira, em Ondjiva, o governador da província do Cunene.

Kundi Paihama destacou ainda a importância do papel do professor, pelo facto de estes desempenharem uma tarefa difícil e, por isso, defendeu que devem ser acarinhados na escola e na comunidade.
O governador disse que os professores além de transmitirem conhecimento, ainda vêem reservada  a si a tarefa de preparar, mobilizar e incentivar os alunos para os desafios da vida prática e quotidiana, daí a necessidade contínua de uma qualificação profissional, que lhes permita  desempenhar bem a actividade. Nesta perspectiva, assegurou continuar a desenvolver esforços nos vários domínios de formação para os professores, com o propósito de elevar a qualidade do ensino na região.
Kundi Paihama reconheceu que, apesar das dificuldades, houve grandes avanços em termos quantitativos, mas reafirmou o desejo de apostar-se cada vez mais no aumento da melhoria da qualidade do ensino em todos os subsistemas. Apesar dos avanços registados na educação, o governador disse que o sector enfrenta várias dificuldades, com realce para as escolas do ensino primário que se debatem com a falta de professores, sobretudo no meio rural, além da falta de residências para acomodar os docentes nestas áreas.
Para se inverter o actual quadro, o governador prometeu dar solução aos problemas que afectam o sector, que passa pela construção de mais escolas, com realce para as do primeiro ciclo  do ensino.

Tempo

Multimédia