Províncias

Governo entrega meios de trabalho

Lino Vieira| Bundas

O Governo Provincial do Moxico procedeu à entrega de vários instrumentos de trabalho e sementes a duas associações de camponeses da comuna do Lutembue, município dos Bundas.

Camponeses foram apoiados com sementes e fertilizantes para poderem aumentar a produção no âmbito do programa de combate à fome
Fotografia: Jornal de Angola

Enxadas, catanas, sementes e fertilizantes foram entregues, por ocasião da abertura da época agrícola.
O vice-governador do Moxico para a esfera económica e produtiva, Francisco Cambango, disse aos camponeses da comuna do Lutembue que a entrega dos meios enquadra-se nos esforços das autoridades para combater a pobreza, apontando que a agricultura é a base de subsistência da população.
“Este sector económico proporciona a diminuição do índice de desemprego e possibilita a redução da pobreza em qualquer região”, referiu o responsável provincial do Moxico.
“Tenho a certeza que com mais empenho podemos combater a pobreza a curto prazo”, salientou.
Francisco Cambango salientou os esforços do Executivo para com o sector da agricultura, particularmente no apoio aos camponeses, no sentido de melhorar cada vez mais a vida das famílias.
O Executivo tem criado condições e mecanismos, com vista a garantir que as associações e cooperativas disponham de meios técnicos e financeiros para que a agricultura, quer industrializada, quer de subsistência, se desenvolva, disse, acrescentando que este desenvolvimento, quando for atingido, vai permitir diminuir em grande escala a importação de bens que o país pode produzir.
Os resultados obtidos na colheita passada pelas associações de camponeses nos Bundas foram satisfatórios e esta nova época agrícola pode superar ainda mais o rendimento, em função dos apoios do Governo da província do Moxico.

Segurança alimentar


A reabilitação da estrada que liga Luena e Lumbala-Nguimbo vai permitir o desenvolvimento da produção agrícola, com a facilidade dos camponeses em escoarem os seus produtos do campo para a cidade.
A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela representa igualmente uma mola impulsionadora que vai ajudar o transporte de sementes e outros instrumentos de produção, quer dentro, quer fora do país.
O elevado nível de produção de arroz na região obriga o Governo Provincial a montar uma máquina de descasque para que o produto seja comercializado em grandes quantidades e em qualidade.
O responsável provincial assegurou que a instalação de uma máquina de descasque de arroz também garante segurança alimentar às populações. A província do Moxico foi em anos anteriores uma das maiores produtoras de arroz. Há necessidade de se reactivar a produção, tendo em conta as facilidades que a província tem em termos de vias de comunicação.
Lutembue é uma das seis comunas do município dos Bundas e tem grandes potencialidades no cultivo da mandioca, batata-doce, arroz, feijão, ginguba, tomate e milho. Tem duas associações de camponeses, de 150 famílias cada. Na colheita passada,  aquela parcela do Moxico produziu cerca de 88 mil toneladas de produtos diversos. Para este ano agrícola, foram preparados 46 mil hectares de terra.

Tempo

Multimédia