Províncias

Governo instala em Calonga uma unidade de formação

Elautério Silipuleni | Kalonga

Uma unidade de formação veterinária de rastreio e tratamento de animais foi criada no município de Calonga, na província do Cunene, para dar resposta a várias doenças que afectam o gado na região. 

Uma unidade de formação veterinária de rastreio e tratamento de animais foi criada no município de Calonga, na província do Cunene, para dar resposta a várias doenças que afectam o gado na região. 
O governador António Didalelwa sublinha a importância desta unidade, orçada em 10 milhões e 685 kwanzas, por ser registar frequentemente o aparecimento de doenças nos animais, como a dermatite modular bovina e a sarna entre os caprinos.
Além do município de Calonga, o governo vai construir outras unidades de formação veterinária com banheiros, pelo facto da região ser endémica em termos de dermatite modular bovina.
Ainda na comuna de Calonga, o governador fez a entrega de uma ambulância ao posto de saúde pública, com vista a permitir o transporte de doentes graves para as unidades hospitalares com melhores condições.
O governo da província vai continuar a melhorar as condições de vida da população, através da implementação e execução de programas sociais e económicos na região.
Entre as acções programadas pelo governo, está o melhoramento da rede de energia eléctrica, a construção de escolas, postos e centros de saúde, residências para técnicos, bem como a distribuição de equipamentos agrícolas.
António Didalelwa assegurou que o governo do Cunene está também a intervir na reabilitação da estrada que dá acesso à comuna de Calonga, com trabalhos de terraplanagem.
A comuna de Kalonga tem uma extensão de 3.745 quilómetros quadrados e está localizada  a 179 quilómetros a norte da cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene.
 A sua população é estimada em 19.886 habitantes, maioritariamente camponeses, que cultivam milho, feijão e mandioca.
Os habitantes da comuna também praticam a caça e dedicam-se à apicultura, assim como à criação de gado bovino, caprino e suíno de pequeno, médio e grande porte, bem como de aves.

Tempo

Multimédia