Províncias

Governo intensifica acções

O governo do Cunene intensifica acções para o fornecimento de água potável à população nas zonas rurais, através da reabilitação e abertura de novos furos, disse  o chefe de Departamento da Direcção de Energia e Águas na província.

Inrregularidade das chuvas obriga o Governo ao reforço das acções devido à falta da água
Fotografia: João Gomes

Evangelista Kamaty esclareceu que, em relação ao Programa de Emergência Contra a Seca, actualmente a província do Cunene dispõe de 60 novos furos de água e igual número de reabilitados nos municípios do Cuanhama, Namacunde, Curoca, Cuvelai, Ombadja e Cahama.
O chefe de Departamento da Direcção de Energia e Águas  frisou que os furos estão localizados nas zonas suburbanas e rurais destas localidades, de maneira a diminuir a carência, referindo que a par dos furos, estão a agregados também chafarizes, bebedouros para animais e lavandarias comunitárias.
Apesar de ser um fenómeno natural, a irregularidade das chuvas, obriga o Governo ao reforço das acções, devido ao aumento da procura de água. Evangelista Kamaty sublinhou que acções de abastecimento de água potável têm a sua sequência com aberturas de novos furos e na construção de chafarizes, com realce para as zonas rurais da província.
A província do Cunene compreende seis municípios, 20 comunas, 273 aldeias e uma população de 965.288 habitantes.

Tempo

Multimédia