Províncias

Governo provincial disponibiliza verba para a construção

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

O Governo Provincial do Cunene vai disponibilizar mais de 565 milhões de kwanzas para a construção de oito diques de protecção contra inundações nos bairros de Ondjiva e arredores.

O auto de consignação da empreitada, a cargo da construtora chinesa CRBC, realizou-se na terça-feira, naquela cidade, na presença do governador do Cunene, António Didalelwa.
As obras têm o prazo de seis meses, a partir de terça-feira, e compreendem a construção de oito diques, numa extensão de 20 quilómetro, sete passagens hidráulicas e reabilitação de cinco, assim como a reposição do alteamento da Estrada Nacional Ondjiva-Cuvelai, em cerca de um quilómetro.
O governador disse que a construção dos diques de protecção e passagens hidráulicas tem como objectivo proteger os bairros de Ondjiva das cheias, que em anos anteriores causaram muitos prejuízos.
“Temos de estar preparados para minimizar os feitos das cheias e evitar a destruição de bens, causada pela água”, disse o governador António Didalelwa, acrescentando que a população da região tem sido afectada por dois fenómenos naturais, designadamente inundações e seca. Para prevenir a seca, é necessária a construção de represas, canais e aberturas de furos de água, acrescentou o governador.

Tempo

Multimédia