Províncias

Habitantes do Nehone com mais acesso à água

Domingos Calucipa| Nehone

Os problemas de falta de água potável que mais de 2.500 habitantes da povoação de Odayandema, na comuna do Nehone, enfrentavam estão ultrapassados,  com a inauguração de um sistema de captação de águas subterrâneas.

População da povoação de Odayandema deixa de percorrer longas distâncias em busca de água
Fotografia: Eduardo Pedro

O sistema, com capacidade para produzir cerca de oito mil litros de água por hora, vai ajudar a inverter o anterior quadro em que a população era obrigada a percorrer quilómetros em busca de água para o consumo e abeberamento do gado.
O administrador municipal do Cuanhama, Gonçalves Namewia, explicou que o equipamento, orçado em 16 milhões de kwanzas, está apetrechado com um sistema de energia solar, um tanque aéreo de cinco mil litros, um chafariz e um bebedouro para o gado. O empreendimento foi inaugurado pelo governador provincial do Cunene, Kundi Paihama, no quadro das comemorações do Dia da Independência Nacional, para contrapor os efeitos da seca na região.
Kundi Paihama pediu à população para preservar o novo equipamento, com vista a garantir a durabilidade necessária, uma vez que o Governo continua a fazer grande esforço financeiro para mitigar os principais problemas da população.
Disse que o sistema se torna numa verdadeira tábua de salvação para os habitantes de Odayandema, já que estes eram obrigados a percorrer uma distância de 15 quilómetros em busca de água, em localidades da comuna do Evale.

Tempo

Multimédia