Províncias

Hidroeléctrica vai servir 24 mil consumidores

A sede municipal da Cahama, 187 quilómetros a norte da cidade de Ondjiva, sede capital da província do Cunene, vai contar com uma central hidroeléctrica, com  capacidade para produzir 6,5 megawatts, informou ontem o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas.

cahama vai ter central hidroeléctrica moderna

Feliciano Salomão Himolova, que prestou a informação durante a avaliação do espaço onde será construída a central hidroeléctrica, disse que as condições financeiras e técnicas estão salvaguardadas para  o arranque da obra, ainda no decorrer deste trimestre, com a conclusão prevista para 2019.
O responsável esclareceu que a central hidroeléctrica será equipada com um sistema fotovoltáico, produzindo corrente eléctrica a partir da radiação solar, bem como a diesel, mediante os grupos geradores.
Sem precisar dados em termos de custos, Feliciano Salomão Himolova acrescentou que o projecto vai permitir que a Cahama disponha de potência eléctrica capaz de satisfazer a necessidade de 24 mil consumidores, que actualmente estão a passar por dificuldades em termos de fornecimento de energia.
Os munícipes da sede da Cahama estão privados há oito meses de fornecimento de energia eléctrica, devido a avaria dos dois geradores.

Tempo

Multimédia