Províncias

Hospital Católico do Chiulo reabilitado no próximo ano

Adelaide Mualimusi| Chiulo

O Hospital Católico do Chiulo, no município de Ombadja, vai beneficiar de acções de reabilitação e apetrechamento no próximo ano, garantiu o governador provincial do Cunene.

Unidade sanitária vai ser ampliada
Fotografia: Domingos Calucipa

António Didalelwa salientou que as autoridades estão ao corrente da situação do hospital, fundado a 10 de Abril de 1953, pelos missionários da Congregação do Espírito Santo, assegurando que as obras vão ser suportadas por fundos públicos da província.
Além de assumir a reabilitação e apetrechamento do hospital Católico, estimada em 2,5 milhões de dólares, o governo vai admitir médicos, enfermeiros, técnicos e funcionários, para aumentar a eficiência dos serviços.
O governador ,António Didalelwa, frisou que o governo paga os salários dos trabalhadores e assume as despesas correntes.
Apesar deste apoio, o governador considera necessário reforçar o investimento para garantir o funcionamento da unidade hospital.
A directora do hospital, Judith Ndilimodjo, congratulou-se com a promessa de apoio do governo na reabilitação e apetrechamento desta unidade de saúde, que já foi considerada a segunda maior da região sul do país. O hospital tem capacidade de internamento de 214 pacientes, prestando serviços de consulta externa, medicina geral, cirurgia, pediatria, maternidade, laboratório, Raio X, aconselhamento e testagem voluntária do VIH/Sida e farmácia.
A unidade hospital do Chiulo, que celebrou o 60º aniversário na passada quarta-feira, dispõe ainda de leprosaria, área de nutrição, escola de enfermagem e oficina de mecânica.

Tempo

Multimédia