Províncias

Instrumentos de trabalho entregues a cooperativas

Dionísio David| Cuvelai

O Governo Provincial do Cunene entregou, no município do Cuvelai, utensílios de trabalho para várias profissões a associados na cooperativa Quilómetro 27.

Entre os artigos entregues contam-se um tractor, charruas, redes de pesca, alfaias e ferramentas de electricidade, de serralharia e de carpintaria.
Os elementos da Associação Agrícola da comuna do Cubati receberam 25 bovinos e 14 charruas O administrador do Cuvelai, Lopes da Costa, lembrou que a iniciativa se insere no programa de combate à pobreza, principalmente nas comunidades rurais.
A directora provincial dos Antigos Combates e Veteranos da Pátria, Maria Chaves, disse que a entrega dos instrumentos de trabalho aos associados é um passo importante para impulsionar o desenvolvimento sustentável das comunidades e o presidente da cooperativa do Quilómetro 27, Graciano Lihondjeni, declarou que incentivam os associados a empenharem-se ainda mais na produção.  “Portanto, este é o nosso desejo para que as pessoas possam viver do seu rendimento”. disse. A cooperativa, disse, tem neste momento as atenções centradas na agricultura mecanizada junto à margem esquerda do rio Cuvelai, onde se cultiva milho, massango, massabala, hortaliças e mandioca.
A cooperativa do quilómetro 27 é constituída por 96 associados, na sua maioria antigos combatentes, mas vai ser ampliada a mais 50, no âmbito do programa de reintegração social.
A cooperativa Quilómetro 27 desenvolve também, junto ao rio Cuvelai, um projecto para o fomento da piscicultura que, referiu o seu coordenador, Augusto Assunção, vai ter grande impacto na vida das famílias locais.
O projecto, após a conclusão em Novembro, passa a abastecer de peixe o município e a cidade de Ondjiva.

Tempo

Multimédia