Províncias

Investimento público reforça projectos

Ao todo, 39 projectos de impacto socioeconómico estão a ser desenvolvidos desde Janeiro no Cunene, no quadro da execução do Programa de Investimentos Públicos (PIP) 2014.

Entre os projectos, avaliados em mais de dez mil milhões de kwanzas, a par da reabilitação e expansão da rede de distribuição de energia em Ondjiva, destacam-se a construção do palácio e do edifício sede do Governo Provincial, a edificação de zonas verdes e de lazer, a reabilitação da estrada entre  Ondjiva e Oipembe e o realojamento da população.
Estão ainda previstos a concessão de terrenos no domínio do programa da auto-construção dirigida, o projecto de infra-estruturação em questões de saneamento básico no Ecuma, a construção de várias Estações de Desenvolvimento Agrário, a preparação de campos agrícolas, a edificação de um aterro sanitário, da Casa da Cultura e de novos diques de protecção na cidade de Ondjiva.
Está ainda prevista a construção e apetrechamento da escola do II ciclo do ensino secundário, a ampliação do hospital municipal, no Cuvelai, a construção do depósito provincial de medicamentos em Ondjiva, a reabilitação e abertura de 200 furos de água e a construção de seis sistemas de água. Estes equipamentos são fundamentais para combater a estiagem que nos ­últimos anos se agravou na província do Cunene. Pessoas e gado têm grandes dificuldades para acesso à água potável
Com a concretização destes projectos, pretende-se o incremento da produtividade agrícola, expansão da capacidade energética, melhoria da circulação, universalização do ensino geral e a promoção da igualdade social.
As acções concorrem também para o sucesso do Programa Nacional de Desenvolvimento (PND) até ao  ano de 2017 no Cunene, que visa propiciar o crescimento da economia angolana, assente na diversificação da estrutura económica nacional. A província do Cunene é muito rica em gado.

Tempo

Multimédia