Províncias

Jovens informados sobre a Sida

Dezenas de jovens oriundos dos seis municípios da província do Cunene terminaram na comuna do Humbe, município de Ombadja, uma acção de formação sobre o VIH/Sida e outras epidemias.

Dezenas de jovens oriundos dos seis municípios da província do Cunene terminaram na comuna do Humbe, município de Ombadja, uma acção de formação sobre o VIH/Sida e outras epidemias.
Ao longo de quatro dias, 37 jovens receberam informações sobre a Sida e outras epidemias. A formação foi promovida pela ONG “Médicos com África” tendo os participantes abordado temas ligados às doenças sexualmente transmissíveis, VIH/Sida, formas de transmissão e prevenção, estigma e discriminação, vida positiva e ciclo menstrual.
Durante o seminário, os participantes foram ainda instruídos sobre as técnicas de como evitar ou acudir aos surtos de doença em qualquer localidade, sobretudo a malária enquanto principal causa de morte no país.
No acto do encerramento do curso, o coordenador da actividade, Moisés Kauluma, disse que a formação teve como objectivo transmitir aos jovens informações sobre como evitar doenças sexualmente transmissíveis.
Esclareceu que a comunicação com as comunidades sobre a Sida, principalmente aos jovens, permite tomar medidas preventivas e o resgate de valores cívicos e morais.
“Temos que apostar na formação dos jovens nesta matéria para que possam encorajar as comunidades, constituídas fundamentalmente, por jovens, no sentido de aderirem à abstinência, aos testes e ao uso de preservativos, com vista a diminuirmos novos casos de Sida”, frisou.
A ONG “Médicos com África” está a desenvolver acções de saúde reprodutiva com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), cujo objectivo é contribuir para o aumento das informações às populações, através de campanhas de sensibilização, com destaque para a exibição de filmes e peças teatrais.

Tempo

Multimédia