Províncias

Jovens são sensibilizados a prevenir o vírus da sida

Dionísio David | Namacunde

O director do Hospital Municipal de Namacunde, Mussehe Ilela, lamentou ontem o facto de existirem ainda jovens que não acatam as medidas de prevenção contra o vírus da sida.

Riscos da doença estão a ser esclarecidos
Fotografia: José Soares

Este comportamento, referiu o responsável clínico, tem contribuído de forma significativa para o aumento de casos de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo o VIH/sida. Mussehe Ilela sublinhou a necessidade dos jovens e os adultos adoptarem medidas de prevenção, sobretudo o uso do preservativo nas relações sexuais ocasionais, a fidelidade e a abstinência sexual.
O director do hospital esclareceu que tem havido uma subida de casos na província, também por influência das travessias da fronteira entre Angola e Namíbia, onde os índices da doença são preocupantes, com particular destaque para os jovens.
Por esse facto, a direcção do Hospital Municipal de Namacunde tem desenvolvido acções de esclarecimento sobre os riscos que a doença representa para a saúde pública e a segurança nacional.
Além dos casos de doenças sexualmente transmissíveis, o hospital tem recebido muitos doentes com febre tifóide, malária, complicações respiratórias, tuberculose e hipertensão arterial. O responsável garantiu que a extensão dos serviços de saúde pública tem sido um objectivo das autoridades locais, dando como exemplo o apetrechamento do hospital, que dispõe agora de mais de 100 camas. Neste momento, a unidade sanitária está a ser reabilitada e ampliada com novos consultórios para diversos serviços, com destaque para uma sala de raio X, área de cuidados intensivos e um banco de sangue.
Mussehe Ilela disse que estas obras respondem às necessidades hospitalares que se faziam sentir, uma vez que novos serviços e condições vão ser postos à disposição dos pacientes.  À semelhança de outras unidades sanitárias, o Hospital Municipal de Namacunde está devidamente apetrechado e tem stocks de medicamentos à altura das exigências.  A instituição dispõe de serviços de medicina, pediatria e cuidados intensivos, entre outros.

Tempo

Multimédia