Províncias

Jovens terminam formação para o mercado de trabalho

Domingos Calucipa | Ondjiva

Um total de 946 jovens foi lançado ontem no mercado de trabalho, na província do Cunene, após concluir com êxito o ciclo formativo 2015, ministrado nos centros de formação profissional da cidade de Ondjiva, informou a directora provincial da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.

Os cursos de pastelaria e de culinária têm sido muito procurados pelas jovens nos centros de formação profissional da região
Fotografia: João Gomes

Maria Nasipueto exortou os jovens a estarem cada vez mais preparados para enfrentarem as exigências do mercado de trabalho. “Uma das apostas do Executivo é investir na capacitação profissional, no âmbito do seu Programa Nacional de Formação de Quadros 2013-2019, para enfrentar os desafios da reconstrução do país”.
Os novos técnicos, dos quais 334 são do sexo feminino, foram formados nos centros de formação profissional de Ondjiva e no centro integrado de formação profissional de Oifidi, nas especialidades de alvenaria, carpintaria, culinária e electricidade de baixa tensão.
Outros jovens frequentaram os cursos de frio comercial, pintura e estuque, pastelaria, serralharia, contabilidade e gestão, informática, decoração, electricidade-auto e mecânica-auto.
Os recém-formados manifestaram satisfação pela oportunidade de formação técnico-profissional proporcionada e garantiram que se encontram totalmente preparados para enfrentar o mercado de trabalho. Os novos técnicos de artes e ofícios garantiram que vão pôr em prática as técnicas adquiridas nos cursos.

Tempo

Multimédia