Províncias

Localidade de Mui-fano com mais água potável

Elautério Silipuleni | Mui-fano

O abastecimento de água potável na localidade de Mui-fano, município do Cuvelai, melhorou com a construção de um sistema de captação, inaugurado pelo governador provincial do Cunene, António Didalelwa.

População deixa de consumir água imprópria
Fotografia: Eduardo Pedro

Construído no âmbito do programa “Água para todos”, o furo tem 130 metros de profundidade e capacidade para bombear 2.5 metros cúbicos por hora.
O soba Eduardo disse que a população deixa de percorrer longas distâncias em busca de água e de recorrer aos rios e poços, o que provocava várias enfermidades, como doenças diarreicas agudas e febre tifóide.
Apesar de vários constrangimentos na localidade de Mui-fano, a autoridades tradicional reconhece os esforços que estão a ser feitos pelo Governo provincial e acredita que dentro de pouco tempo certas situações que afligem a população da região vão ser ultrapassadas.
Uma das preocupações apresentada pela população camponesa ao governador da província tem a ver com a falta de instrumentos de trabalho, como enxadas, catanas e charruas.  António Didalelwa prometeu dar solução ao assunto dentro de pouco tempo, com o objectivo de criar melhores condições de vida para a população daquela localidade.
Na povoação de Mui-fano ainda existem alunos que estudam debaixo de árvores e o governador prometeu, ainda este ano, a construção de uma escola.
O governador disse ser importante que as crianças e jovens estudem para melhor compreenderem os problemas do país, tendo solicitado aos pais e encarregados de educação no sentido de exigirem que os filhos estudem, pois o futuro de Angola está nas mãos das crianças.
António Didalelwa prometeu igualmente a construção de um posto de saúde na povoação, para que a população deixe de percorrer longas distâncias à procura dos serviços sanitários.

Tempo

Multimédia