Províncias

Localidade de Ochimolo com sinais de progresso

A comuna de Ochimolo, no município do Cuanhama, Cunene, tem mostrado sinais de progresso nos últimos tempos, nos domínios social e económico, com a construção de várias infra-estruturas, disse o administrador da circunscrição, Ilídio João Shihepo.

Novas infra-estruturas são erguidas no âmbito do Programa Nacional de Habitação
Fotografia: JA|IMAGENS

As infra-estruturas são de ordem administrativa, escolar, sanitária e habitacional.
O sector da Educação é o que mais cresceu, com a construção de escolas, no âmbito do Programa de Expansão da Rede Escolar.
A região passou a contar com 34 escolas, 33 das quais do ensino primário e uma do primeiro ciclo do ensino secundário. As aulas são asseguradas por 67 professores.
O sector da Saúde também teve grandes avanços, com a construção de dois Centros e quatro Postos de Saúde, distribuídos nas seis povoações, para atenderem uma população estimada em 16.402 habitantes. Os Postos e Centros de Saúde estão devidamente apetrechados com equipamentos, recursos humanos e medicamentos. O Programa Nacional de Habitação tem em vista a construção de cinco residências para os funcionários públicos. A falta de água continua a ser um dos principais problemas na região.
Para se inverter o actual quadro foram reabilitados recentemente cinco furos e outros dois estão em fase de recuperação na sede comunal de Ochimolo e noutras zonas para atenuar os efeitos da seca na região.
As localidades de Ocapunduca e Ocatale são as áreas mais críticas, uma vez que os seus habitantes estão a consumir água imprópria para consumo humano. Estão a ser feitos esforços para mitigar os efeitos da seca.
“Este ano a fome está fora das preocupações das autoridades, já que foram tomadas antecipadamente medidas de prevenção sobre esta questão, por causa da seca, além de se terem registado melhorias nas colheitas referentes ao ano agrícola de 2014", disse o administrador.

Tempo

Multimédia