Províncias

Maior aposta no reforço de competências

Dionísio David | Ondjiva

O reforço das acções de melhoria das competências técnico-profissionais dos quadros formados no Instituto Médio de Administração e Gestão (IMAG) do Cunene  continua  a ser uma das  apostas da instituição, disse ontem, em Ondjiva, o  subdirector pedagógico do referido estabelecimento escolar.

Instituição de formação média quer continuar a lançar quadros capazes de ajudar no rápido progresso socioeconómico da província
Fotografia: Venâncio Amaral

Manuel Gaudêncio Cambida anunciou que o programa é desenvolvido de forma contínua, para assegurar que a província do Cunene disponha de quadros   competentes e capazes de responder às exigências do mercado de trabalho e das necessidades crescentes do país.
No âmbito do   programa, o instituto médio  garante formação básica  profissional e ministra os cursos de auxiliar de contabilidade e de assistente de secretariado, informou Gaudêncio Cambida.
Vocacionado para o ensino de cursos médios técnicoprofissionais, o Instituto Médio de Administração e Gestão tem, para este ano lectivo, 39 turmas e trabalha neste nível académico com a formação em Secretariado, Contabilidade e Gestão Empresarial e Gestão de Recursos Humanos.
Neste ano, a escola conta com   1.192 alunos nos diferentes cursos,    entre os quais 360 novos estudantes, saídos de um universo de 755 candidatos para as vagas disponíveis para 2016.
 Gaudêncio Cambida informou que o instituto, que funciona desde 2008, já formou mais de 700 técnicos, muitos dos quais a desempenhar várias funções em instituições laborais da província.
O subdirector pedagógico do Instituto Médio de Administração e Gestão considerou o ano 2015 como o mais produtivo   da escola, pois colocou no mercado de trabalho mais de 300 técnicos, formados nas diversas especialidades ministradas na instituição.
Actualmente, a instituição tem vindo a realizar um trabalho pedagógico virado para professores e alunos, de modo a proporcionar um ambiente salutar de trabalho e permitir que o Instituto Médio de Administração e Gestão continue a ser o ponto de referência no que toca à qualidade de ensino e aprendizagem no Cunene. Gaudêncio Cambida avançou ainda que, para este ano lectivo, a escola conta com mais de 80 professores, entre efectivos e colaboradores, estando a precisar de mais docentes, principalmente para preencher as vagas que existem nas disciplinas de Matemática e de Contabilidade.

Tempo

Multimédia