Províncias

Mais autocarros reforçam frota de transportes públicos

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Doze autocarros, com capacidade para 40 passageiros, foram entregues , terça-feira, a empresários do ramo dos Transportes Públicos em Ondjiva, capital do Cunene, com vista ao reforço da frota de transportes colectivos nas zonas urbana e periférica.

Fotografia: Angop

O director provincial do Gabinete dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Eleia Lucas, disse que das 12 empresas que operam na aérea dos transportes, apenas oito foram apuradas para a exploração dos referidos meios, nomeadamente, a FAL Lubamba, Café e Filhos, Sociedade Muhavet LD, Sayaka e Netos, Fernando e Garcia, Boleth Salu e Elizabeth R.K António.
Eleia Lucas apelou aos empresários beneficiários para “boa gestão dos meios, respeito aos horários fixados e cumprimento integral das rotas e percursos definidos”, quer na zona urbana quer na periférica.
“O Gabinete dos Transportes vai fiscalizar a utilização destes meios, e se constatar anomalias notificará os infractores para tomar as medidas que se impõem”, assegurou.
A vice-governadora para o sector Político e Social, Soraya Kalonguela, fez saber que os autocarros vão operar no centro e periferia da cidade de Ondjiva e nas rotas intermunicipais Ondjiva/Santa-Clara, Ondjiva/ Ombala-yomungo, Ondjiva /Cuvelai e Canhama, Xangongo.
Os empresários que mereceram a aquisição dos autocarros tiveram de depositar três milhões de kwanzas, para receberem os meios, cujo valor ronda aos 50 milhões, montante que os operadores terão de pagar ao Estado num período de 10 anos.

Tempo

Multimédia