Províncias

Mais obras nas novas centralidades

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Os habitantes da cidade de Ondjiva vão ter mais qualidade de vida quando entrar em execução o plano integrado de desenvolvimento de infra-estruturas da capital da província do Cunene.

A capital da província do Cunene está a ser beneficiada com obras de modernização dos equipamentos e o alargamento do fornecimento de luz
Fotografia: Jornal de Angola

Os habitantes da cidade de Ondjiva vão ter mais qualidade de vida quando entrar em execução o plano integrado de desenvolvimento de infra-estruturas da capital da província do Cunene.
O plano, apresentado ontem por uma equipa de consultores do Ministério da Construção, vai contemplar todos os serviços sociais, de forma a acompanhar o padrão de crescimento das zonas urbanas e melhorar a imagem da província.
O programa está dividido em fases, que incluem a reabilitação, construção de infra-estruturas sociais, com destaque para estradas nacionais, principais, secundárias e terciárias e arruamentos nos bairros da cidade.
Constam ainda do projecto a execução de sistemas de fornecimento de energia eléctrica e de abastecimento de água aos bairros, através da conduta de transporte a partir do rio Cunene, no Xangongo.
Os principais bairros a beneficiarem do programa são Cashila III, Onahumba e Ekuma, localidades onde decorrem as obras de construção das novas centralidades da cidade de Ondjiva.
O director provincial das Obras Públicas do Cunene, Gonçalves Namweya, salientou que o plano integrado de desenvolvimento de infra-estruturas tem a ver com a regularização do sistema urbano do ponto de vista do saneamento básico, pavimentação das ruas e sistema de esgotos e drenagem das águas residuais e pluviais.
Além do sistema de tratamento e distribuição de água às populações, o programa contempla ainda a construção de várias infra-estruturas sociais, em Ondjiva.
Algumas acções já estão em fase de execução, com destaque para o sistema de electricidade nos bairros Castilhos e Pioneiro Zeca, áreas que beneficiam de novos postos de iluminação pública e ligações domiciliares. Outro projecto em curso, referiu Gonçalves Namweya, é o abastecimento de água à cidade de Ondjiva, a partir das Chanas de Caricoco e Oipembe, que conta com o reforço da conduta proveniente do rio Cunene.

Tempo

Multimédia