Províncias

Mais pessoas conhecem o estado serológico

Dionísio David|Namacunde

O Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV) do município de Namacunde atende em média 25 a 35 pessoas por dia, na sua maioriagestantes,interessadas em conhecer o seu estado serológico, informou a chefe do Centro de Saúde de Namacunde.

Altina Ileny comentou que “isso mostra a consciência e maturidade das comunidades”. Durante o ano passado foram feitos 1.500 testes,com 900 casos positivos, na sua maioria em pessoas com idades compreendidas entre os 20 e os 40 anos. A responsável do Centro de Saúde considerou este quadro preocupante, porque a doença continua a atingir a população economicamente activa.
 De Janeiro a Fevereiro, das 20 pessoas que acorreram ao centro, nove vivem com o vírus da sida, indicou Altina Ileny. A chefe do Centro de Saúde de Namacunde mostrou-se satisfeita pela adesão ao programa de combate à doença, porque “a testagem facilita a adequada aplicação da terapia recomendada e a realização de exames e controlo do doente”. O Centro de Saúde  está apetrechado com meios técnicos à altura e controla mais de mil pacientes em tratamento e aconselhamento. Cunene é propenso ao contágio do sida, devido à proximidade com a fronteira da Namíbia,onde se registam altos níveisde prevalência.

Tempo

Multimédia