Províncias

Melhor iluminação pública e domiciliária

Elautério Silipuleni| Ondjiva

A sede comunal de Otchinjau tem novo sistema de iluminação pública e domiciliário, instalado no âmbito do Programa de Investimentos Públicos e alimentado por um grupo gerador trifásico de 220 KVA, orçado em 43 milhões de kwanzas.

As casas e ruas da comuna de Otchinjau estão mais iluminadas para alegria dos habitantes que garantem que a delinquência diminuiu
Fotografia: Jornal de Angola

A iluminação pública é assegurada por mais de 60 postes, o que vai contribuir para a redução do número de assaltos à noite O vice-governador para o sector económico e social, José Veyelenge, que inaugurou o sistema, salientou a importância da conservação dos equipamentos instalados na comuna e prometeu que vão continuar a ser construídos escolas, hospitais, centros e postos de saúde, principalmente nas zonas rurais. O soba de Otchinjau, António Sapalo, disse que o fornecimento de energia eléctrica ajuda a resolver muitos problemas nos sectores da saúde e da educação e que as pessoas passam a sentir-se mais seguras, sobretudo à noite. “Agora os nossos filhos podem brincar na rua a qualquer hora, o que era quase impossível devido a criminalidade” afirmou Maria Madalena, professora colocada na comuna. Como em quase toda a província do Cunene, Otchinjau também vive o problema da seca responsável pela escassez de alimento e de água, o que levou as autoridades da província a entregarem bens alimentares às vítimas da situação na comuna. O vice-governador garantiu que continuam a ser desenvolvidos esforços para as ajudas chegarem a todas as localidades da província afectadas pela calamidade. Nesta fase crítica, disse, é importante dialogar com as autoridades tradicionais que têm o conhecimento exacto da situação, o que ajuda na tomada de decisões para minimizar o sofrimento das pessoas. A comuna de Octhinjau, segundo as autoridades locais, tem cerca de 25 mil habitantes que se dedicam na maioria ao cultivo de cereais e de tubérculos e à criação de gado.

Tempo

Multimédia