Províncias

Melhoria na distribuição de água

Kayila Silvina|Mbanza Kongo

As obras de reabilitação e ampliação do novo sistema de abastecimento de água à cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, que iniciaram em Setembro do ano passado, serão concluídas em Abril de 2019,  assegurou, ontem, o director provincial da Empresa de Água e Saneamento, António Mossito.

Fotografia: Garcia Mayatoko | Edições Novembro

A empreitada consiste na construção de uma nova estação de tratamento de água e na ampliação dos antigos tanques de armazenamento. “ Pretendemos com estas obras  proporcionar maior capacidade de distribuição de água aos habitantes da sede municipal e arredores de Mbanza Kongo”, disse António Kongo.
Neste momento estão em curso  a construção de um reservatório de três mil metros cúbicos que bombeará água à partir do rio Lueji e vai distribuír aos ramais domiciliários. O actual tem  apenas 60 metros cúbicos.  
O projecto contempla ainda um semi -reservatório de apoio com capacidade de 300 metros cúbicos, para o aumento da capacidade de armazenamento de água.
António Mossito  informou que, no âmbito da ampliação da rede de distribuição de água em Mbanza Kongo, foram efectuadas recentemente  2.300 ligações domiciliares em Mbanza Kongo, cuja meta é atingir à cifra  de 4.000 até final do ano. “ Nos últimos tempos construímos 129 chafarizes em toda a extensão da cidade. Isso quer dizer que em todo casco urbano e nas áreas periféricas  há água.

Tempo

Multimédia