Províncias

Meningite causa mortes em Ombadja

Elautério Silipuleni | Ondjiva

O município de Ombadja foi atingido, nos últimos dias, por um surto de meningite, que causou, até segunda-feira, sete vítimas mortais, entre os 39 casos registados, confirmou, ao Jornal de Angola, director provincial da Saúde.

 
O município de Ombadja foi atingido, nos últimos dias, por um surto de meningite, que causou, até segunda-feira, sete vítimas mortais, entre os 39 casos registados, confirmou, ao Jornal de Angola, director provincial da Saúde. Eleutério Hivilikwa afirmou, no início da semana, que o primeiro caso se registou, em 3 de Outubro, na localidade de Mucope, mas que o surto já atingiu o Peu-Peu, Chulo e a comuna da Môngua.
 “Estamos em alerta, tomamos todas as medidas indicadas para este tipo de epidemia e os casos registados nas instituições sanitárias têm recebido o tratamento adequado porque temos medicamentos necessários”, assegurou.  Eleutério Hivilikwa disse que, neste momento, a província não dispõe de vacinas, mas que estão a ser feitos esforços para, dentro de poucos dias, começar uma campanha de vacinação contra a meningite.
   Não é primeira vez que se registam casos de meningite na província, lembrou, sublinhando que o primeiro caso foi verificado em 1971. No município de Om­badja já houve, depois disso, casos de meningite em 1994, 2001 e 2003. Eleutério Hivilikwa recordou também que a meningite tem vários sintomas, mas que os principais são febre alta, dores de cabeça e musculares, náuseas, vómitos e lesões na pele.

Tempo

Multimédia