Províncias

Milhares de mulheres grávidas foram vacinadas contra tétano

Pelo menos 11.770 mulheres grávidas foram vacinadas contra o tétano, entre Janeiro e Novembro deste ano, no Centro de Obstetrícia do Hospital Central de Ondjiva, província do Cunene.

As gestantes foram imunizadas durante a realização das consultas pré-natais
Fotografia: Edmundo Ecilício

Pelo menos 11.770 mulheres grávidas foram vacinadas contra o tétano, entre Janeiro e Novembro deste ano, no Centro de Obstetrícia do Hospital Central de Ondjiva, província do Cunene. A responsável do sector, Glória Ndafelenga, disse que as gestantes foram imunizadas durante a realização das consultas pré-natais, tendo em vista a sua protecção contra eventuais enfermidades e garantir a saúde dos bebés.
Explicou ainda que o sector tem vindo a intensificar as acções de sensibilização, com o objectivo de esclarecer as gestantes sobre a importância da vacina contra o tétano e apelou às grávidas para que cumpram as doses das vacinas, para não porem em risco a sua vida ou a do próprio bebé.

Mosquiteiros tratados entregues no Tomboco

Cerca de 2.100 mosquiteiros impregnados com insecticida estão a ser distribuídos às mulheres grávidas, desde o princípio deste mês, no município do Tomboco, província do Zaire, pelas autoridades sanitárias locais.
O chefe da repartição municipal da Saúde no Tomboco, Francisco Pedro, disse que a estratégia do departamento provincial da Saúde Pública e Controlo de Endemias também abrange crianças menores de cinco anos e visa combater a malária no seio das comunidades. Adiantou igualmente que, dos 2.100 mosquiteiros recebidos, mil estão a ser distribuídos na sede municipal do Tomboco, enquanto os restantes foram enviados para as comunas de Kinsimba e Kinzau. A distribuição está a ser feita em diversas unidades sanitárias públicas da região, bem como nos centros de pesagem de menores.
O município do Tomboco fica 150 quilómetros a este da cidade de Mbanza Congo, a capital da província do Zaire.

Tempo

Multimédia