Províncias

Milhares de pessoas são afectadas pela seca

Dionísio David | Chiedi

Mais de 40 mil famílias da comuna de Chiedi, município de Namacunde, na província do Cunene, necessitam com urgência de assistência alimentar e de água potável, em consequência da seca, apelou ontem, em Namacunde, o administrador municipal.

Fotografia: Jaimagens

Miguel Kavaongelwa referiu que apesar de existirem alguns poços tradicionais de água e furos, a situação ainda é deficitária devido às distâncias entre as localidades onde há furos, situação que tem motivado a dispersão das comunidades. “Estamos preocupado com a situação, mas vamos continuar a trabalhar de modo a minimizar o sofrimento das populações”, disse.

Campanha de vacinação

Mais de dez mil cabeças de gado foram vacinadas na comuna de Chiedi, no município de Namacunde, província do Cunene, contra o surto de febre aftosa que provocou a morte a mais de duas dezenas de animais nas duas últimas semanas. O administrador da circunscrição, Miguel Kavaongelwa, informou que a área mais afectada é a de Ochana-Shanalama e as localidades próximas, consideradas pontos de pastagem e transumância, e que fazem fronteira com a  província do Cuando Cubango.
A Direcção Provincial da Agricultura lançou uma campanha de emergência de vacinação,  para tranquilizar os criadores que manifestaram  preocupação com o surgimento da febre aftosa nos bois.

Tempo

Multimédia