Províncias

Mulheres do meio rural recebem painéis solares

Mais de cinquenta painéis solares foram entregues  pela organização não governamental  ADPP a mulheres rurais do município de Ombadja, província do Cunene, com vista a permitir a mehoria da qualidade de vida das famílias, mediante a utilização de energia eléctrica.

Objectivo é melhorar a qualidade de vida nas comunidades
Fotografia: DR

Financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a oferta promove a capacidade das mulheres mediante o acesso à energia eléctrica, no âmbito de um programa de apoio a famílias vulneráveis.
Em declarações à Angop, o coordenador do programa a cargo da ADPP, Geraldo Chivela, referiu que as placas foram distribuídas às mulheres que mais se destacaram na criação e administração dos dez comités de gestão das escolas de campo agro-pastoris criadas em 2017, que envolveram 300 famílias, em que mais de 60 por cento são dirigidas por pessoas do sexo feminino.
Segundo Geraldo Chivela, a utilização de electricidade tem ligação directa com a qualidade de vida dos seres humanos, sendo a energia renovável extremamente compensadora, porque a  necessidade de manutenção é mínima, com um tempo de vida útil de 25 anos.
As escolas de campo são estruturas organizacionais que permitem às famílias trabalhar em conjunto e partilhar experiências sobre alterações climáticas, agricultura, saúde e transmissão de valores morais.

Tempo

Multimédia