Províncias

Novo mercado em Xangongo

Dionísio David | Ondjiva

A ministra do Comércio, Rosa Pacavira, anunciou em Ondjiva a construção de um novo mercado, com um balcão do Banco de Poupança e Crédito, nos arredores da vila de Xangongo, município de Ombadja.

Para a venda de produtos agro-pecuários, provenientes de Calueque (zona da fronteira com a Namíbia), no âmbito do programa de compra de produtos rurais.
Durante a visita de trabalho à província do Cunene, Rosa Pacavira avaliou o grau de execução dos projectos em curso na região, com destaque para as obras de construção do mercado de Ondjiva, iniciadas em Setembro do ano em curso. Depois foi à cidade de Xangongo, no município de Ombadja, onde igualmente constatou o funcionamento do mercado local.
A ministra do Comércio disse que a sua visita ao Cunene teve como objectivo lançar o programa de compra de produtos dos camponeses da região. A iniciativa, acrescentou, vai facilitar aos camponeses escoarem os seus produtos do campo para a cidade, reduzindo os prejuízos registados devido à ausência de compradores.
“Pedimos aos camponeses para se organizarem em cooperativas para que possamos dar o nosso contributo neste processo”, disse a ministra do Comércio, acrescentando que o projecto visa diminuir a importação de produtos da Namíbia.
A ministra afirmou que o programa começa em Novembro e vai a­branger, numa primeira fase,  Luanda, Uíge, Cunene, Bié, Huambo, Kwanza-Norte, Kwanza-Sul, Huíla, Benguela e Cunene.

Tempo

Multimédia