Províncias

Novo Sistema Integrado apresentado ao governo

Adelaide Mualimusi| Ondjiva

O novo Sistema Integrado de Informação para Gestão da Educação (SIGE) foi apresentado na terça-feira, em Ondjiva, aos responsáveis do governo provincial e do sector da Educação.

O projecto já formou vários técnicos e directores afecto ao sector na província
Fotografia: Jornal de Angola

O novo Sistema Integrado de Informação para Gestão da Educação (SIGE) foi apresentado na terça-feira, em Ondjiva, aos responsáveis do governo provincial e do sector da Educação.
A implementação do projecto está a ser feita pelo Ministério da Educação e foi financiado pela Comissão Europeia. A sua execução arrancou em 2007, com a duração de 50 meses, estando nesta altura em curso nas províncias do Cunene, Namibe, Huíla, Huambo, Bié, Benguela e Kwanza-Sul.
De acordo com Dinis Simbi Nhemba, técnico do Ministério da Educação, o objectivo, a nível do Cunene, é essencialmente o de avaliar o trabalho sobre a base de dados do programa, verificar o estado dos equipamentos de recolha destas informações que facilitam o funcionamento dos técnicos e apresentar o SIGE.O projecto já formou técnicos de vários municípios do país no preenchimento do formulário estatístico. Foram também formados directores, chefes de secção e técnicos do sector da Educação.
O programa conseguiu ainda criar as condições de trabalho para os técnicos das áreas de estatística e logística, com a distribuição de equipamento informático, material administrativo e motorizadas, desde o início do projecto. A actividade principal destes é produzir informação a partir do processamento de dados estatísticos.
Os níveis de operacionalidade abrangem as direcções das escolas, professores, alunos e elementos de área de estatística. Isto, segundo Dinis Simbi Nhemba, tem criado condições para a melhoria da qualidade dos dados recolhidos nos estabelecimentos escolares.

Tempo

Multimédia