Províncias

Obras da barragem de Calueque concluíadas no mês de Fevereiro

Dionísio David | Calueque

As obras de reabilitação da barragem hídrica de Calueque, no município de Ombadja, Cunene, têm o seu término previsto para Fevereiro do próximo ano, garantiu, no final de semana, o encarregado de obras do projecto, Paulo Elias.

Em Fevereiro acontece a testagem e ensaios de toda a maquinaria da barragem
Fotografia: Mota Ambrósio

Paulo Elias deu a conhecer que no mês de Fevereiro acontece a testagem e ensaios de toda a maquinaria instalada, seguindo-se o arranque definitivo do empreendimento, que vai passar a bombear água para a vizinha República da Namíbia, a par da zona económica especial de Calueque.
Em relação ao trabalho físico de reabilitação até agora realizado, esclareceu estar quase concluído e neste momento as equipas técnicas estão empenhadas na instalação de estações, num total de três, e a elevatória sul, que vão permitir bombear para o lado namibiano, no âmbito da cooperação económica entre os dois países.
O vice-governador para o sector técnico e infra-estruturas, Cristino Mário Ndeitunga, que visitou as obras, mostrou-se satisfeito com o andamentos dos trabalhos.
O governante disse na ocasião que o projecto de reabilitação da barragem de Calueque foi concebido com o objectivo de irrigar, numa primeira fase, um total de dez mil hectares de terra preparadas para a produção agrícola, sendo por isso considerado como uma das obras mais importantes da região, para a diversificação da economia. Apesar dos vários constrangimentos de ordem financeira, o projecto está na sua fase final e espera-se que os benefícios surjam ainda no decorrer do primeiro trimestre de 2016, com a entrada em acção do projecto sobre a zona económica especial, igualmente localizada em Calueque.

Tempo

Multimédia