Províncias

Okahenge tem nova escola

Dionísio David | Okahenge

A população da aldeia de Okahenge, a 30 quilómetros da cidade de Ondjiva conta com uma escola do ensino primário, com seis salas, e uma residência com quatro quartos para professores.

Mais crianças da região vão ser inseridas no sistema normal de ensino e aprendizagem
Fotografia: Jornal de Angola

As infra-estruturas, erguidas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, foram inauguradas pelo governador em exercício do Cunene, José do Nascimento Veyelenge.
Cada sala tem capacidade para 400 alunos, em dois turnos. As obras das duas infra-estruturas custaram 45 milhões de kwanzas e duraram cinco meses.
 O governador em exercício disse que a construção dasreferidas infra-estruturas sociais nas aldeias visa levar o ensino, assistência sanitária e social próximo das populações, visando o desenvolvimento sustentável do país.
O governador aproveitou a oportunidade para apelar aos pais, professores e encarregados de educação para cuidarem bem a escola e a casa dos professores, para que possam durar muito tempo.
Em nome da comunidade, o responsável da autoridade local, Miguel Ihiutumata, disse que a inauguração da escola vai fazer com que as crianças em idade escolar deixem de ter  aulas debaixo das árvores.
A população pediu a inclusão, no quadro do Programa do Governo, da construção de um posto de saúde, uma escola do primeiro ciclo,  um furo de água, igreja e sistemas de iluminação.

Tempo

Multimédia