Províncias

Ombadja recebe energia da central de Xangongo

Adelaide Mualimusi| Ondjiva

A central térmica da vila do Xangongo vai abastecer,a partir do próximo mês de Abril, o município de Ombadja, na província do Cunene, com  cinco megwatts de energia eléctrica.

Autoridades da província visitaram a central térmica
Fotografia: Domingos Calucipa | Edições Novembro

A informação foi prestada pelo chefe da divisão da Prodel na província, durante uma visita  que vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas, Salomão Himulova, efectou a Ombadja.
Segundo Adriano  Cazundo, o município de Ombadja  já beneficia de cinco megwatts de energia, e com mais cinco megwatts  que vai receber  da  central  de Xangongo,  pode  satisfazer as necessidades dos 15 mil habitantes, que se dedicam à pesca, agricultura e à criação de gado. Adriano Cazundo  disse que frente às elevadas restrições, várias artérias de Xangongo têm ficado, sem iluminação até 48 horas, o que encarece  o custo de vida porque muitas empresas utilizam geradores e isso  reflecte-se nos preços dos produtos que chegam ao consumidor.
  O vice-governador Salomão Himulova disse que a rede eléctrica vai  estender-se até ao Humbe, a dez quilómetro de Xangongo. Salomão Himulova deslocou-se também à localidade de Chiulo, onde verificou as obras do hospital.

Tempo

Multimédia