Províncias

Onahumba tem nova escola

Domingos Calucipa | Ondjiva

As crianças em idade escolar da localidade de Onahumba, arredores de Ondjiva, voltaram na sexta-feira a estudar em condições, graças à reabertura da escola de três salas que esteve a ser reabilitada e apetrechada com equipamentos modernos.

Crianças matriculadas no ensino primário com melhores condições para aprender a ler
Fotografia: Jornal de Angola

O estabelecimento de ensino primário foi destruído, em Março de 2012, pelas chuvas e ventos fortes, que deixaram o tecto e parte das paredes em terra.A reabilitação durou seis meses e foi orçada em 20 milhões de kwanzas, num financiamento do Governo Provincial do Cunene, no quadro do Programa de Investimentos Públicos. As obras consistiram no melhoramento das paredes, pintura, colocação de nova cobertura, tecto falso, mosaicos, novos quartos de banho e vedação.
A escola tem três salas, gabinete do director, três WC para rapazes, raparigas e professores, ao mesmo tempo que passou a dispor de novas carteiras e mobília para a direcção.
O governador António Didalelua, que reabriu a escola, pediu aos alunos maior conservação da nova infra-estrutura, que foi posta à disposição para servir também as gerações futuras.
O soba de Onahumba, Calisto Hiwanua, reconheceu o esforço do Governo destinado a fazer com que todas as crianças aprendam a ler e escrever sem percorrerem longas distâncias até à escola.

Tempo

Multimédia