Províncias

Ondjiva acolhe Feira do Inventor

Dionísio David | Ondjiva

A cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, alberga a 13 e 14 de Junho próximo a segunda edição da Feira do Inventor, uma organização do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Governo Provincial e a Escola Superior Politécnica.

Luzia Júlia Barros, do Ministério da Ciência e Tecnologia, que anunciou o facto, ressaltou que se pretende, com a realização da Feira no Cunene, identificar e promover novos talentos angolanos nos ramos da ciência, tecnologia e da investigação científica.
No quadro do certame, acrescentou, as inovações são feitas fundamentalmente nas áreas de artes, mecânica, informática, a nível de todo o país. Para a realização com êxito da Feira, uma comissão do Ministério de tutela trabalha na província com o objectivo de preparar todas as condições e com autoridades locais formar comissões de trabalho.
Desde a aplicação do projecto nas 18 províncias do país, regista-se melhorias significativas e maior adesão e interesse principalmente da parte dos jovens.

Participação de estudantes

A avaliação é realizada nas instituições do ensino superior e nas escolas gerais, nas empresas e em instituições de investigação científica, disse Luzia Júlia Barros .
Na Feira participam, além dos estudantes nos níveis citados, camponeses, artesãos, mecânicos e outros interessados. As inscrições decorrem até uma semana antes da realização da Feira Provincial, disse a representante do Ministério da Ciência e Tecnologia.
A iniciativa da Feira do criador angolano, que se realiza desde 2009, visa descobrir verdadeiros talentos a nível nacional, que têm representado o país em eventos internacionais, com particular destaque para a Feira Internacional de Ideias, Invenções e Novos Produtos.
O Ministério da Ciência e Tecnologia prevê realizar ainda este ano a segunda edição das antecâmaras da Feira do Criador, com participação de todas as províncias.

Tempo

Multimédia