Províncias

Ondjiva tem novo bispo

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

O padre Pio Hipunyati, nomeado pela Santa Sé, em Outubro do ano passado, bispo da diocese de Ondjiva, província do Cunene, é  ordenado amanhã.

Os destinos da Igreja Católica na cidade de Ondjiva são dirigidos por um novo bispo
Fotografia: João Gomes

O padre Pio Hipunyati, nomeado pela Santa Sé, em Outubro do ano passado, bispo da diocese de Ondjiva, província do Cunene, é  ordenado amanhã.
O prelado foi nomeado em substituição de D. Fernando Guimarães Kevanu, reformado.
O acto de ordenação decorre no pátio do bispado de Ondjiva, na presença de vários bispos, sacerdotes, fiéis da igreja, governantes e outros convidados.
O coordenador da comissão organizadora da cerimónia, o padre Emmanuel Belchior Valipo, afirmou que D. Pio Hipunyati é filho de família cristã e recebeu a sua formação na Missão de Omupanda, orientada por D. Fernando Guimarães Kevanu. O padre considerou que o novo bispo “é um homem batalhador, porque cumpriu missões em quase todo o país, assim como passou também pela Europa”. Quando regressou da Europa trabalhou na missão de Omupanda como pároco, até à sua nomeação como bispo da diocese de Ondjiva.
O padre Emmanuel Belchior Valipo apelou ao público a participar na cerimónia, cujos preparativos estão a decorrer a bom ritmo. Jovens e adultos católicos estão a ensaiar canções e danças para animarem a cerimónia.
De acordo com o programa,  hoje acontece a recepção dos bispos no aeroporto local, seguida de um encontro de cortesia com o governador provincial António Didalelwa.
Os bispos da Igreja Católica programaram uma peregrinação ao santuário de Nossa Senhora da Assunção, na Missão de Omilunga, onde se encontra a sepultura do padre Leonardo Sikufinde. Está prevista também uma deslocação à vila de Xangongo e um encontro de cortesia com o administrador municipal.

Tempo

Multimédia