Províncias

Ondjiva tem novo sistema para recolha dos resíduos

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Um novo sistema de recolha de resíduos sólidos nos bairros Castilhos, Naipala I e II, e Cachila, arredores da cidade de Ondjiva, vai ser usado pela Administração do Cuanhama, com a entrega na quarta-feira de cinco moto-lixo à empresa Xia-Xia, responsável pelos serviços de limpeza e embelezamento.

Autoridades contam com a população
Fotografia: José Cola

Do material entregue pelas autoridades administrativas, constam carros de mão, vassouras e outros meios de limpeza.
O administrador do município do Cuanhama, Gonçalves Namweia, disse que com os moto-lixo, a cidade de Ondjiva vai melhorar a sua imagem em termos de saneamento básico e espera poder contar com a participação da população na recolha dos resíduos sólidos.
Esta medida surgiu na sequência do amontoado de lixo no interior dos bairros de Ondjiva derivados do facto de os camiões das operadoras terem dificuldade em transpor algumas áreas. "A população da cidade de Ondjiva está a aumentar todos dias e a quantidade de resíduos sólidos amontoa-se nos bairros", disse, acrescentando que para garantir a saúde da população é necessária a intervenção no saneamento básico da urbe.
Depois de pedir às comunidades para participarem na recolha dos resíduos sólidos, disse que a operadora que recebeu moto-lixo vai passar de bairro em bairro e distribuir sacos com capacidade para 50 quilos.

Tempo

Multimédia